O tempo na quarta, dia 11 de junho de 2025, fica marcado por uma mudança significativa – particularmente ao nível das temperaturas – já depois de uma madrugada que começará instável no Norte do país (e de que maneira!)
As mínimas ainda serão relativamente elevadas, visto que temos a presença de uma massa de ar quente, mas as máximas irão descer de forma drástica – com alguns locais a verem descidas de mais de 10ºC, e com máximas ABAIXO de 20ºC – será sem dúvida uma descida muito significativa, do Verão ao Outono, podemos dizer…
Poderá haver alguma humidade durante o dia, e, por essa razão, em especial no litoral Norte e Centro, pode haver chuva fraca ocasional – enquanto no Interior, durante a tarde, continuam a haver algumas condições para ocorrência de algum aguaceiro ou trovoada – contudo, neste dia, deve ser em Espanha que se verificarão condições de mau tempo…

As condições meteorológicas serão influenciadas pelo afastamento da depressão que nos afeta entre terça e quarta-feira, para Norte – sendo “agarrada” por uma outra depressão mais a Noroeste do território. Ambas se irão “unir”, e devem afetar o tempo nos próximos dias em Portugal, criando condições meteorológicas que lembram um pouco, como referimos, o Outono, particularmente mais a Norte, e mais no litoral
Podemos ver, na carta de previsão ECMWF, a evolução da precipitação prevista ao longo do dia em Portugal Continental – a chuva\trovoada no Interior, e os possíveis aguaceiros fracos ocasionais no litoral…

Nos AÇORES deveremos ter um dia marcado por precipitação, devido à passagem de uma superfície frontal fria, evoluindo de Ocidente para Oriente – num dia ameno\abafado, com algum vento, agora de Sudoeste – uma mudança, mais tropical…
Na MADEIRA, contudo, não há alterações significativas na previsão do estado do tempo, mantendo-se a estabilidade que tem caracterizado o tempo na Madeira nas últimas semanas
Podemos ver, de seguida, a carta de previsão significativa Luso Meteo, seguindo-se a previsão mais detalhada!

TEMPO NA QUARTA, 11 DE JUNHO DE 2025 – PORTUGAL CONTINENTAL
Períodos de céu muito nublado, com abertas, em especial durante a tarde, e nas regiões a Sul do Tejo
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes no início da madrugada, em especial na região Norte, com trovoadas e rajadas.
Ao longo do dia prevemos a possibilidade de aguaceiros ocasionais, sendo fracos e pouco frequentes, em especial no litoral Norte e Centro – ainda assim, durante a tarde, no Interior Norte do país, não podemos descartar a possibilidade de algum aguaceiro mais intenso, localizado, com trovoada\granizo
No geral o vento será de Sudoeste, moderado a forte (30 a 40km/h), podendo ter rajadas mais intensas nas terras altas, em especial no Interior Norte – até 55km/h
Forte descida das temperaturas máximas, e pequena descida das temperaturas mínimas
Mar com ondas máximas até 1 metro em toda a Costa, e temperatura da água entre 16 a 17ºC na Costa Ocidental, e 18 a 20ºC na Costa Sul do Algarve
UV: 6 a 8 (Elevado a MUITO ELEVADO)
Podemos ver, de seguida, a previsão de vento máximo segundo o modelo alemão ICON, durante a tarde – rajadas intensas de Sudoeste no Interior do país, tempo desagradável para junho!

TEMPO NA QUARTA, 11 DE JUNHO – AÇORES
Períodos de céu muito nublado, com abertas, em especial nas Ilhas Orientais (São Miguel e Santa Maria)
Períodos de chuva ou aguaceiros, inicialmente nas Ilhas Ocidentais, evoluindo para as Ilhas Centrais, também (e alguns aguaceiros fracos ocasionais nas Ilhas Orientais)
O vento deverá soprar de Sudoeste, inicialmente, moderado (20\30km/h), rodando para Oeste e depois Noroeste, moderado a forte, 30 a 40km/h e com rajadas até 65km/h nas Ilhas Ocidentais, e até 50km/h nas Ilhas Centrais
Mais uma ligeira subida das temperaturas máximas (cerca de 1ºC)
O mar deverá ter ondas entre 1 a 2 metros, com temperatura da água por volta de 20ºC
UV: 8\9 (MUITO ELEVADO)
Podemos ver, segundo a carta de previsão ECMWF, a precipitação total acumulada prevista para esta quarta-feira nos Açores

TEMPO NA TERÇA, 10 DE JUNHO – MADEIRA
Céu geralmente nublado, mas com abertas, principalmente em Porto Santo, e nas encostas voltadas a Sul da Ilha da Madeira – apresentando-se por vezes encoberto nas encostas voltadas a Norte e zonas montanhosas
Possibilidade de aguaceiros fracos ou chuvisco, mais frequente nas encostas voltadas a Norte, assim como nas regiões montanhosas da Ilha da Madeira
Vento geralmente fraco, até 15km/h, soprando de Noroeste
Sem alteração significativa nas temperaturas
O mar mantém-se calmo, com ondas inferiores a 1 metro, e a temperatura da água por volta de 20ºC
Radiação UV: 9\10 (MUITO ELEVADO)
Podemos ver, na seguinte carta de previsão, segundo o modelo ECMWF, a anomalia de temperaturas previstas para esta quarta-feira – temperaturas geralmente acima da média nas Ilhas, abaixo da média em boa parte de Portugal Continental!

QUANDO REGRESSA O CALOR?
Os próximos dias ficam marcados por tempo fresco, com uma depressão próxima, e influência marítima – que influenciará o tempo até dia 14 de junho
Contudo, e como já referido, no fim-de-semana 14-15 de junho a temperatura vai começar a subir – acreditamos que o meio do mês seja o ponto de viragem para um novo episódio de calor – e possivelmente calor bem intenso (mais intenso do que tivemos até agora)
No entanto com o calor… podem voltar as poeiras, novamente! Uma nova perturbação pode colocar-se a Oeste de Portugal Continental, e o fluxo em altitude pode ser de Sul, transportando as mesmas desde o Norte de África até à Europa Ocidental, Portugal incluído
É possível que depois acabemos por ter mais um episódio de instabilidade, ainda antes do São João, mas depois, na última semana de Junho, o calor pode voltar – temos, de facto, muitos altos e baixos, mas sem dúvida é um mês quente – rapidamente as temperaturas passam de 25ºC… para 40ºC
Nas Ilhas, devido ao anticiclone, o tempo vai manter-se estável, no geral, sendo de esperar pouca chuva nas próximas semanas. Acreditamos, no entanto, que mais para a frente no Verão, venha a chover bem nos Açores… (tempo tropical)
Isso é assunto para outra previsão, assim que possível… para já agradecemos a leitura desta informação, que esperamos que seja útil!

Se encontrou este artigo no seu feed da Google Notícias\Discover clique em seguir\gosto (no símbolo ❤️) para ver mais das nossas previsões e informações e não perder nada! Siga também a página Luso Meteo – Meteorologia e Clima, nas nossas redes sociais e na Google Notícias AQUI para mais atualizações e informações!
Se desejar ajudar com donativos para o projeto, para suportar custos de website\manutenção e serviços de subscrição para vos trazer o melhor conteúdo pode fazê-lo, ficamos muito agradecidos!, podendo fazê-lo através de MBWay para 918260961, ou IBAN para PT50 0007 0000 0029 3216 7422 3
Muito obrigado pela confiança e preferência ❤️
Especial agradecimento à WebDig, o nosso serviço de alojamento do website – altamente recomendado, com uma fiabilidade e apoio incríveis!

