Tempo na Quarta, 8 de Maio 2024 – Aproveite o sol enquanto dura… – Previsão para este dia e para os seguintes!

Conteúdos
O tempo na Quarta será marcado por sol, com a continuação da influência anticiclónica, com pouca nebulosidade (Apenas nebulosidade alta ocasional esperado), e com temperaturas relativamente elevadas
Finalmente o padrão atmosférico virou um pouco, mas como já várias vezes informamos esta situação não é de todo para manter, sendo mesmo MUITO provável que o tempo venha a mudar novamente em breve, mas, para já, aproveite o sol! – Veja a previsão para os DIAS SEGUINTES CLICANDO AQUI!
Como referido as temperaturas continuam a subir, e nesta Quarta irão ultrapassar em vários locais os 30ºC, talvez mesmo 32\33ºC – um dia relativamente quente para início de Maio, mas nada de extraordinário, já tivemos dias mais quentes em Maio em anos anteriores! O que mais nos surpreende são as alterações de dia para dia por vezes muito significativas!
O vento soprará fraco a moderado, de Nordeste, rodando para Norte ou Noroeste, e o mar deverá estar geralmente calmo
Nos Açores é de esperar um início de dia instável, mas gradualmente essa instabilidade deve desaparecer, com mais abertas. Menos vento e chuva que nos dias anteriores, claramente!
Continuação da subida da temperatura na Madeira, com poucas nuvens, e vento moderado de Leste
Podemos ver na carta da MetOffice variadas depressões a circularem agora mais a Norte, com a influência do anticiclone na Europa, e por isso tempo seco em Portugal Continental. Com o centro anticlónico a leste da Madeira o fluxo é mesmo esse – de leste – e por isso o tempo é também quentinho! – previsão detalhada de seguida!
PREVISÃO DO TEMPO NA QUARTA, NO CONTINENTE
RESUMO: Céu geralmente pouco nublado, podendo apresentar nebulosidade alta em alguns locais, mas com muito sol a espreitar! Temperatura mais uma vez em subida, especialmente a temperatura máxima. Algum vento, Norte\Nordeste, e mar calmo
- Céu pouco nublado, no geral com muito sol! Ainda assim prevemos que haja a presença de alguma nebulosidade alta, assim como condições favoráveis para a formação e persistência de contrails (rastos de aviões) dadas as condições atmosféricas em altitude
- Dia seco, sem qualquer probabilidade de chuva
- As temperaturas máximas devem subir entre 1 a 3ºC
- As temperaturas mínimas sobem entre 1 a 2ºC, no geral
- Será, assim, um dia com valores de temperatura máxima a rondar 25 a 30ºC na maioria do território, com valores mais baixos a apresentarem-se no Norte, em especial no Interior, com valores no geral entre 22 a 26ºC – sendo que em alguns locais das regiões mais quentes do Centro Sul a temperatura já se deve aproximar dos 33ºC, em especial nos Vales do Tejo, Sado e Guadiana – dia bem mais quentinho, típico de Maio\Junho – finalmente!
- As mínimas rondarão 12 a 16ºC na generalidade do território, sendo de esperar valores mais baixos no Norte, no Interior, em especial (10-13ºC) e mais altas no litoral e Algarve (13-18ºC) – noite típica de final de Primavera\início de Verão
- Estamos a prever vento em geral fraco a moderado, de Nordeste, rodando gradualmente, moderado, durante a tarde, para Noroeste (20-30km/h), podendo ter algumas rajadas mais intensas em pontos expostos do litoral e terras altas (40-45km/h)
- A água do mar mantém-se com temperaturas a rondar 15ºC na Costa Ocidental Norte, e 16-17ºC na restante Costa Ocidental
- No Algarve o mar terá temperatura a rondar 17-18ºC
- Mar com ondas até cerca de 2m em toda a Costa Ocidental
- Na Costa Sul do Algarve teremos ondas até 1m
- Radiação UV: 6\7 (Muito Elevado)
Para ilustrar esta previsão deixamos a previsão de temperaturas pelo modelo ARPEGE, podendo ver um dia mais quente que na Terça, e com noite bastante amena!
De notar que a previsão pode divergir da realidade, serve apenas para dar uma indicação por parte de modelos de previsão numéricos
TEMPERATURAS NA QUARTA (Modelo ARPEGE)
PREVISÃO DO TEMPO NA QUARTA, NOS AÇORES
Resumo: Nesta Quarta, nos Açores, prevemos bastante nebulosidade, com ocorrência de aguaceiros, que pode por vezes ter alguma intensidade na madrugada e manhã, com melhoria do estado do tempo para a tarde, com abertas! Vento moderado a forte, e tempo bem ameno!
- Períodos de céu muito nublado, progressivamente com mais abertas, em especial nas ilhas Ocidentais e Centrais
- Aguaceiros, sendo ocasionalmente fortes, havendo possibilidade de ocorrência de trovoadas na madrugada e manhã nas ilhas Centrais e Orientais. Para a tarde apenas se prevê aguaceiros ocasionais, e bem mais fracos
- As temperaturas devem manter-se sem grandes alterações em relação aos dias anteriores, com TEMPO ABAFADO
- Vento em geral moderado, de Oeste ou Sudoeste (25\35km/h), soprando por vezes moderado a forte (30-45km/h) e com rajadas até 55 km/h até final da manhã
- Prevemos temperaturas entre 14ºC a 16ºC (mínimas), e 17 a 23ºC (máximas), um dia ameno e relativamente agradável, sem grande alteração em relação aos dias anteriores
- Mar um pouco agitado, com ondas entre 1 a 2m, pontualmente até 3m na Costa Sul de algumas Ilhas!
- Água do mar a rondar os 18ºC de temperatura
- Radiação UV: 4-7 (Elevado a Muito elevado)
Para esta Quarta podemos ver, pelo modelo ECMWF a previsão de precipitação (hora a hora) – aguaceiros frequentes! na madrugada, menos frequentes durante o dia
PRECIPITAÇÃO, AÇORES – ECMWF – QUARTA
PREVISÃO DO TEMPO NA QUARTA, NA MADEIRA
Resumo: Prevemos para esta Quarta um dia geralmente seco na Madeira, com bons períodos de sol ou mesmo céu limpo. É de esperar vento fraco a moderado, de leste ou Nordeste. O mar estará calmo. Tempo um pouco mais quente!
- Céu em geral pouco nublado ou limpo
- Vento geralmente fraco a moderado, entre 10 a 20km/h, de Nordeste\Leste
- Temperaturas em subida – cerca de 2\3ºC em relação ao dia anterior
- Prevemos temperaturas máximas até 25 a 28ºC e mínimas entre 17 a 21ºC
- Radiação UV: 7\8 (Elevado a muito elevado)
- Mar com ondas até 1 a 1,5m no geral
- Água do mar a cerca de 21ºC de temperatura
Um dia SECO, com muito sol em todo o arquipélago da Madeira, sendo que nos dias seguintes, com a evolução prevista poderá continuar bastante seco, com um fluxo de leste a manter-se – continue a acompanhar as nossas previsões diárias AQUI
Podemos ver na carta abaixo, pelo modelo ECMWF a anomalia de temperatura prevista – calor no arquipélago – efeito anticiclónico com viragem do fluxo para leste\nordeste e uma massa de ar relativamente quente!
DIAS SEGUINTES – O QUE ESPERAR?
O Verão antecipado surgiu em Abril, mas no final tudo mudou, e Maio começou também com tempo frio e instável
Continuaremos com tempo instável? Bem, a estabilidade chegou!– as temperaturas estão a iniciar a subida, mais perto do normal da época, e nos próximos dias teremos calor, sem precipitação, e com poucas nuvens – finalmente!
Pode ver a PREVISÃO COMPLETA PARA MAIO AQUI
Tanto as máximas como as mínimas devem começar agora a subir, de forma bastante significativa – e podemos atingir perto de 35ºC ao longo dos próximos dias, até dia 12, aproximadamente!
Ao longo desta segunda semana de Maio a estabilidade deverá estar garantida, mantendo-se assim uns dias – esse cenário veio ganhando força, e confirmou-se, mas pode voltar a mudar alguns dias depois, ainda antes da terceira semana – a acompanhar
Abril não foi “águas mil”, de todo, com precipitação inferior a 75% do normal, mas ainda nos trouxe uma surpresa – os modelos estiveram muito bem na previsão desta mudança que foi impulsionada pelo aquecimento final da estratosfera, e temporariamente nos “atirou” de volta para temperaturas próximas do normal do Inverno.
Esta fase de transição da Primavera para o Verão costuma dar-se por volta da segunda semana de Maio, e este ano não deve ser exceção – de facto as temperaturas vão subir! Mas o Verão ainda está longe, e este ano pode aparecer mais tarde – pelo que a estabilidade e calor que possam surgir pode ser temporário – e logo na terceira semana a instabilidade é provável
Nos Açores é muito provável que o tempo continue húmido e chuvoso, com um regime de Sudoeste, com o afastamento do anticiclone em direção à Europa. Muita chuva neste início de Maio, para já sem sinal claro para estabilidade mais duradoura
Na Madeira contamos com tempo húmido, possibilidade de alguma precipitação mais uns dias… Este padrão pode durar enquanto o anticiclone não recuperar, o que para já não se prevê
O calor, esse, no entanto, foi embora e não deve voltar para já
Continue a acompanhar todas as nossas previsões para ficar sempre a par de todas as alterações que vão surgindo!
Para Maio as perspetivas são de instabilidade e depois deste período mais quente que agora se inicia é provável mais instabilidade e tempo mais fresco – logo no final desta semana, embora ainda uma previsão incerta mais para a frente! – veremos como evolui!
Ainda assim o ensemble do GFS, por exemplo, não deixa grandes dúvidas – a manutenção de tempo seco é altamente improvável, e o regresso da chuva, seja através de novas depressões com frentes associadas, ou depressões em altitude, com trovoadas, é mais que provável!
NOTAS FINAIS E FONTES USADAS PARA A INFORMAÇÃO
ATUALIZAÇÕES: Para mais atualizações e outras previsões\informações siga a página Luso Meteo – Meteorologia e Clima no Facebook AQUI
Pode também seguir no Twitter\X AQUI e na Google Notícias AQUI
Para nos ajudar pode partilhar para que cheguemos a mais pessoas!
Se desejar ajudar com donativos para o projeto, para suportar custos de website\manutenção e serviços de subscrição para vos trazer o melhor conteúdo pode fazê-lo, ficamos muito agradecidos!
Pode fazer através de MBWay para 918260961
Ou IBAN para PT50 0007 0000 0029 3216 7422 3
Pode ainda contactar por WhatsApp para 918 260 961 ou email se pretender um patrocínio\publicidade na nossa página\site e para orçamento para previsões personalizadas e detalhadas!
Muito obrigado pela sua confiança e preferência!
Fontes usadas para esta informação meteorológica