MUITO FRIO E VENTO NO FIM-DE-SEMANA

MUITO FRIO E VENTO NO FIM-DE-SEMANA

Este fim-de-semana, como anteriormente referido, uma massa de ar polar vai-nos afetar.

Destaca-se o seguinte

*FRIO: As temperaturas vão descer cerca de 12 graus no fim-de-semana, ficando assim as máximas abaixo dos 10 graus em grande parte do Interior, e entre 10 a 15 graus no resto do território.

As mínimas serão muito baixas, sendo próximas a 0º no Interior, locais abrigados, e inferiores a zero nas terras altas (acima de 800m), podendo atingir valores inferiores a 5 graus negativos nos pontos mais altos das serras.

No litoral e na região Sul as mínimas ficarão entre 5 a 10 graus, sendo como disse inferiores em locais abrigados (sem vento) devido a inversão térmica (temperatura mais baixa em zonas baixas\zonas de vale devido a ausência de vento)

*VENTO: Destaca-se aqui o litoral e terras altas, com vento de Norte forte, com rajadas até 90km\h, tanto no Sábado como no Domingo, o que irá provocar desconforto térmico e sensação térmica negativa em muitos pontos

*NEVE: Devido à falta de precipitação a neve será pouca ou nenhuma. No entanto na zona do extremo Norte mais próximo com a fronteira espero alguns aguaceiros fracos, que deverão ser de neve em Montalegre e no Gerês, mais prováveis no sábado entre o meio da tarde e o meio da madrugada de domingo

De referir que caso ocorram aguaceiros fracos no período entre as 21h de sábado e as 6h de domingo, que será o período com mais frio em altitude, podem cair alguns flocos isolados em altitudes de 600m.

Também durante o dia de domingo podem eventualmente ocorrer alguns aguaceiros fracos que podem ser de neve acima dos 800\900m, mas sempre em quantidades muito reduzidas.

De referir a possibilidade de alguns flocos de neve na Serra de Monchique no final do dia de sábado, uma vez que os modelos mostram uma possibilidade superior a 50% de ocorrência de precipitação no litoral centro\sul, com frio que poderá ser suficiente para levar a neve a esta serra, que tem uma altitude superior a 900m.

No período entre segunda e quarta-feira a temperatura mantêm-se baixa, e deverá haver alguma chuva, com neve na Serra da Estrela.

É provável que depois para o fim do dia de terça-feira com a passagem a um regime de aguaceiros a cota de neve possa baixar novamente aos 800m, mas aí novamente com precipitação escassa.

A partir de quarta-feira há uma incerteza demasiado elevada para fazer uma previsão neste momento, mas os cenários atuais (mais de 50%) apontam para uma subida dos valores de temperatura e uma menor probabilidade de precipitação.

IMAGEM: EUMETSAT, RGB AIRMASS (Massa de ar frio que nos irá afetar)

 

lusometeopt

Felgueiras

Os comentários estão fechados.
Voltar